PROJETO TUDO BEM SER DIFERENTE
Público alvo: Educação infantil
Faixa etária: 5 anos
Professoras responsáveis: Gilda
Gleiciane Cerqueira
Patrícia Lisboa
Estagiárias: Edicléia
Silvana
Sheila
JUSTIFICATIVA
Percebendo que algumas crianças estavam diferenciando às outras por sua cor de pele, tipo de cabelo e preferências individuais, resolvemos problematizar estas questões utilizando o livro “Tudo bem ser diferente”, de Todd Parr. Conforme Barth (apud Stainback e Stainback, 2002, p.16), “(...) as diferenças representam grandes oportunidades de aprendizado. As diferenças oferecem um recurso grátis, abundante e renovável... o que é importante nas pessoas – e nas escolas – é o que é diferente, não o que é igual”.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar as crianças que todos somos diferentes e que devemos ser respeitados pelo que somos, independente das nossas necessidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar vários tipos de diferenças;
• Respeitar o outro;
• Reconhecer as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos e visuais;
• Desenvolver a solidariedade;
• Envolver o projeto Afetividade;
CONTEÚDOS
• História;
• Leitura;
• Escrita.
DESENVOLVIMENTO
• Roda de conversa sobre as diferenças;
• Historia Tudo bem ser diferente;
• Confecção de cartazes;
• Exposição de cartazes;
• Pintura de um livro para a sala;
• Atividades e jogos;
CULMINÂNCIA
Apresentação do projeto “Tudo bem ser diferente” para outras turmas através do livro pintado pela turma.
AVALIAÇÃO
As crianças serão avaliadas diariamente através de diálogos e participação nas atividades propostas.
REFERÊNCIAS
www.google.com.br
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Pátio. O direito à diferença nas escolas. Ano VIII, n.32, Nov 2004/jan2005. p.13-15.
PARR, Todd. Tradutor BUENO, Marcelo. Tudo bem ser diferente. Ed.Panda Books, 1ª Ed.
Retirado do BLOG de EDMA e adaptado para a realidade da nossa escola.
Gostei muito desse projeto
ResponderExcluir