domingo, 29 de janeiro de 2012

PROJETO AFETIVIDADE "com amor se aprende feliz!"

PROJETO AFETIVIDADE “Com amor se aprende feliz!”
Público alvo: creche e educação infantil
Faixa etária: 2 a 5 anos
Responsáveis: Toda a equipe escolar
Duração: agosto a dezembro

JUSTIFICATIVA
A ideia surgiu da necessidade de estimular nos alunos desde pequenos valores para que tenham uma boa interação com as pessoas e com o mundo. Para Birgit Möbus, fonoaudióloga, psicopedagoga e coordenadora do Programa de Educação para a Saúde Psicossocial da Escola Suíço-Brasileira, em São Paulo, as crianças precisam vivenciar a diversidade e se colocar no lugar do outro. Fala-se muito que uma das funções da escola é contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes, trata-se de uma tarefa complexa, que exige da escola um envolvimento que ultrapasse temas, conteúdos e só toma corpo quando ultrapassa as paredes da escola e chega aos lares dos alunos.

OBJETIVO GERAL
Estimular e demonstrar carinho e afeto com as pessoas em nossa volta.

OBJETIVOS
•    Despertar atitudes de cooperação e respeito;
•    Desenvolver criatividade e a imaginação;
•    Cuidar de si e do próximo;
•    Vivenciar situação de socialização e interação com a família e amigos;
•    Estimular a linguagem oral;
•    Ampliar o vocabulário;
•    Respeitar limites e obedecer às regras;
•    Desenvolver o senso crítico;
•    Valorizar e respeitar a individualidade dos outros;
•    Demonstrar e manifestar carinho para com o outro.

CONTEÚDO
•    Pintura;
•    Coordenação motora;
•    Ouvir e falar;
•   
DESENVOLVIMENTO

•    Reunião com pais para a conscientização da importância desse projeto e participação de todos;
•    Confecção de cartazes;
•    Teatro com fantoche;
•    Músicas e apresentações com auxílio dos professores;
•    Rodas de conversa com as crianças para estabelecimento de combinados;
•    Atividades impressas de pintura, desenho livre, colagem e escrita;
•    Exposição de atividades em sala;
•    Distribuição de cartazes de combinados, direitos e deveres;
•    Brincadeiras em sala;
•    Passeios pelas salas distribuindo abraços;
•    Crianças de ambas as turmas interagindo nas atividades.




CRONOGRAMAS E OBJETIVOS MENSAIS

Agosto – Incentivar acriança a agir naturalmente com respeito. Respeitar a natureza, os mais velhos, pais, professores enfim, o mundo em sua volta.
•    Passeio com as turmas de quatro e cinco anos nas turmas de dois e três anos para ajudar nas tarefas com tinta.
•    Brincadeiras entre as turmas.

Setembro – Valorizar a criança ao demonstrar seu agradecimento (palavras mágicas), visar à importância de se pedir, por favor, obrigada, com licença, alem de interligar com respeito, o agradecimento faz parte do nosso cotidiano e isso nos torna pessoas amáveis.
•    Apresentar aos alunos a música PALAVRINHAS MÁGICAS.
•    Atividades com desenho livre e pintura.

Outubro – Estimular o sobre caráter. Demonstrar a importância de sermos humildes, ajudar ao próximo, fazer o bem, assumir erros dentre outros.

•    Conto de histórias com fantoche.

Novembro- Desenvolver a responsabilidade em casa, fazer sua lição de casa. (Saber escovar os dentes, tomar banho, irem ao banheiro sozinho, auxiliar em casa, fazer as lições da escola).

•    Escovação de dentes; (Com mais incentivo)
•    Recadinhos para os pais que ajudam os filhos com parabéns;

Dezembro - Instigar a alta avaliação do projeto, em grupo, analisar o que mais gostaram de fazer durante este período.
•    Roda de conversa;
•    Abraços pela escola. (Dia do abraço)



AVALIAÇÃO
Os alunos estarão sendo avaliados globalmente de forma contínua durante o ano letivo, através da observação e participação nas atividades propostas.

REFERÊNCIAS
www.google.com.br
revistaguiainfantil.uol.com.br
MOBUS, Birgit. Revista Guia Infantil, São Paulo/2011.

4 comentários: