domingo, 29 de janeiro de 2012

PROJETO MÃOS QUE ENCANTAM


Projeto MÃOS QUE ENCANTAM

Público alvo: Creche
Faixa Etária: 2 anos
Professora responsável: Gleiciane
                                     Sirlei
Estagiária: Cristiane



Justificativa

           Toda criança se interessa por tudo que é novo, sensações novas, sons, imagens, texturas e como estão na fase oral, experimentam levando tudo à boca com suas mãos.
          Smith (1988) citado por Moyles (2006, p. 28) ressalta que o “brincar na verdade é o trabalho da criança e o meio pelo qual ela cresce e se desenvolve”.
         Acreditamos na importância de explorar os sentidos, para que as crianças possam dar um novo visual ao nosso velho mundo onde as sensações boas possam ser sentidas, inclusive nas pequeninas coisas.
        [...] A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo. (Dahlberg, Moss e Pence 2003, p. 72).

Objetivo Geral


• Proporcionar um aprendizado sobre as sensações do nosso corpo através de atividades lúdicas e prazerosas que possibilitem a descoberta de sensações boas e agradáveis e também desagradáveis, provocando, assim o conhecimento, os limites e as possibilidades do nosso próprio corpo.

Objetivos de aprendizagem:

•    Conhecer os diferentes sabores dos alimentos;

•    Apreciar objetos e formas a nossa volta;

•    Trabalhar a expressão oral e corporal;

•    Expressar-se livremente através de suas criações, utilizando de diferentes materiais, rasgadura e modelagem;

•    Desenvolver a musicalidade;

•    Desenvolver a atenção.





Procedimentos/Atividades


•    Pintura com tinta guache;

•    Corrente com macarrão;

•    Enrolar brigadeiro e degustar;

•    Preparar picolé e degustar;

•    Atividades corporais;

•    Leitura de histórias;

•    Degustação de alimentos de diferentes sabores (doce, salgado, azedo, amargo);

•    Caixa surpresa com diferentes objetos com formas e texturas diferentes;

•    Plantação de feijão;

•    Aroma de diversos alimentos e plantas;

•    Rasgadura de papel;

•    Exploração de revistas;

•    Exploração visual nas dependências da escola.


REFERÊNCIA


DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Construindo a Primeira Infância: o que achamos que isto seja? In: Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2003. P. 63-85.
www.google.com.br, acessado em
MOYLES J. R. A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
portaldoprofessor.mec.gov.br

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